Configurando um anúncio no YouTube

Conheça formatos de anúncio, elementos interativos e as principais métricas do YouTube

Conheça formatos de anúncio, elementos interativos e as principais métricas do YouTube

Apesar de mais popularizados os anúncios no Google, muita gente ainda tem dúvidas de como proceder quando o assunto é YouTube. A boa notícia é que ambas as mídias (buscador Google e YouTube by Google) podem ser configurados na mesma ferramenta: Google Adwords, o que facilita bastante o trabalho de profissionais de marketing ou empreendedores que fazem a gestão do seu próprio negócio.

Para sanar dúvidas diversas a respeito, a própria mídia, através do YouTube Creators, explica as diferenças entre os formatos de anúncios e apresenta alguns elementos importantes para um maior engajamento dos anúncios. Conheça, a seguir!

Os formatos de anúncio no YouTube

Você tem como opções três formatos para anunciar seu vídeo no YouTube: TrueView In-Stream, TrueView Discovery e Bumper Ads. Abaixo, entenda como cada um funciona!

  1. TrueView In-Stream

Use esse formato quando desejar que seu anúncio de vídeo apareça antes, durante ou após outros vídeos no YouTube. Assim, após 5 segundos, os expectadores podem continuar assistindo ou ignorando. E você só paga quando um espectador observa 30 segundos (ou toda a duração, se menor) ou interage com seu anúncio.

  1. TrueView Discovery

Use este formato para alcançar pessoas em “momentos de descoberta”, ou seja, quando estiverem pesquisando ou navegando em vídeos. Este anúncio irá aparecer ao lado de vídeos relacionados, nos resultados de pesquisa ou na área de trabalho do YouTube e na página inicial do celular. Você irá pagar quando um expectador clicar no seu anúncio e começa a assistir o seu vídeo.

  1. Bumper Ads

Use este formato quando quiser acessar os espectadores de forma ampla com uma mensagem curta e memorável. Pois o Bumper Ads limita o anúncio a apenas 6 segundos (ou mais curto) e mostra antes, durante ou após outro vídeo. Desta forma, os espectadores não têm a opção de ignorar o anúncio. Você paga por CPM (“clique por mil”, ou seja, cada vez que seu anúncio é mostrado 1.000 vezes).

Elementos interativos te ajudam no objetivo

Para gerar mais engajamento e ajudar no seu objetivo de campanha, o YouTube disponibiliza alguns elementos interativos para você adicionar nos vídeos. São eles: Call-to-action overlay, Card, End screen e Companion banner.

  1. Call-to-action overlay

Aparece assim que o vídeo começa a ser reproduzido e pode ser fechado pelos espectadores. Se os visitantes clicarem, eles serão redirecionados para um canal ou site que você define qual.

  1. Cartão

Os cartões são mostrados por alguns segundos. Por exemplo, você pode vincular a uma lista de reprodução de vídeo ou vídeo no YouTube.

  1. Fim de Tela

Aparece por alguns segundos no final do seu vídeo. Este elemento pode expandir-se para revelar mais informações quando os telespectadores estão na área de trabalho ou clicam no celular.

  1. Banner da Empresa

O banner acompanha o formato de anúncio TrueView In-Stream, aparecendo como uma miniatura clicável. Ele pode orientar os espectadores a tomar uma ação como “Assistir mais” ou “Assinar”.

Entenda os resultados e otimize suas campanhas!

Uma vez que seus anúncios de vídeo estão ao vivo, você pode monitorar como eles estão performando. Você irá notar que aparecem algumas métricas na plataforma do Google AdWords. Para que você entenda as principais, trazemos aqui algumas:

Impressão: contado sempre que seu anúncio é exibido.

Exibições: conta quando um visualizador observa por 30 segundos um anúncio TrueView (ou com a duração de menor que 30 segundos) ou interage com seu anúncio. Obs.: todas as visualizações de anúncios de vídeo com mais de 10 segundos irão contar para a contagem de exibição do seu canal.

Taxa de visualização: indica a porcentagem dos espectadores que decidiram assistir ou interagir com seu anúncio em vídeo.

CPV médio: valor médio que você paga cada vez que alguém vê seu anúncio.

Exibições ganhas: quando alguém visualiza seu anúncio e depois vê outro vídeo em seu canal do YouTube no prazo de 7 dias.

Agora que você já conhece as principais métricas, não hesite em rever periodicamente nos relatórios da ferramenta como você está indo. Além disso, faça sempre mudanças pontuais para melhorar o desempenho do seu canal. =)

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