Como se tornar expert em SEO [Guia Rápido]

Como se tornar expert em SEO [Guia Rápido]

Como se tornar expert em SEO [Guia Rápido]

Você é um especialista de marketing na Internet? Todos nós somos. Na verdade, com apenas uma busca rápida no LinkedIn, você poderá ver que, pelo menos, uma em cada quatro ou cinco pessoas é um especialista em alguma área do marketing digital. Social Media, SEO, gerenciamento de projetos… Todos nós podemos ser especialistas em algo no marketing digital. Mas se você quer se tornar um expert, leia o nosso Guia Rápido de Como se tornar expert em SEO!

Lembre-se: esta lista é apenas algo para você acompanhar,
por isso, iremos percorrer os pontos rapidamente!

Otimização de páginas

Tudo começa aqui. Você não pode construir uma campanha bem-sucedida de SEO sem otimizar sua página para as melhores práticas dentro do Search Engine Optimization.

Palavras-chave

Para esse item, você poderá pesquisar as palavras-chave com a ajuda do Google Keyword Planner, e lá encontrará o melhor equilíbrio entre as keywords da concorrência e da quantidade de tráfego que você ambiciona; uma ou duas palavras-chave por página é o ideal.

Meta descriptions

Use-os para descrever a página e obter o clique dos leitores quando eles te veem nos resultados da pesquisa; uma dica de ouro é você usar uma palavra-chave nestas descrições.

2 – Conteúdo

É o rei, e deve ser claro, simples e direto. Se você produz conteúdo de alta qualidade, então você já está muito à frente dos seus concorrentes. Isso porque o Google garante que páginas sem conteúdo de alta qualidade não sejam bem ranqueadas. Lembre-se de que o conteúdo não significa necessariamente ‘palavra escrita’. Principalmente depois do surgimento do termo “marketing de conteúdo”, ter bom conteúdo não significa apenas escrever no blog. Conteúdo na web é também:

  • Vídeo
  • Podcasts
  • Infográficos
  • Cópia do anúncio
  • Posts em mídias sociais
  • Postagens no blog
  • Imagens compartilhadas (Pinterest, Instagram, Flickr, etc.)

3 – Links

Os links são importantes, mas não tão importantes como eles costumavam ser outrora. E podemos dizer mais: no futuro, eles vão ser muito menos importantes do que são agora. Os links são algo como qualidade sobre quantidade, pois um link de uma fonte de alta qualidade vale mais do que dezenas de links de um blog que mais parecem spam.

4 – Indicadores Sociais

Backlinks de Facebook são fatores importantes na busca por posicionamento nos motores de busca. Indexar o conteúdo com o Twitter e também com o Google+, a rede social do Google, também ajuda (e muito!) nos resultados de pesquisa. E a tendência é só aumentar a importância das redes sociais no seu blog/site.

5 – Móvel

O uso da internet móvel já ultrapassou o uso da mesma em desktop, segundo pesquisa do IBGE. Então, o que isso significa para você? Isso significa que você precisa otimizar seu site para celular. Sites responsivos são o novo “must have”, mas você também pode usar um site tradicional e fazer uma versão móvel do mesmo. A questão não é como você vai lidar com o público que acessa a internet pelo celular, o ponto a perceber é que você tem que lidar com eles, agora ou amanhã, a decisão é sua. Assim, escolha uma maneira de garantir que seu site é responsivo e corra com ele.

6 – Analytics

Isso por si só poderia render vários livros, DVDs, cursos etc., então, por favor, não espere que façamos justiça com o rico conteúdo esperado para este tópico! Analytics são a resposta da Google para a questão do marketing digital: “Como posso controlar os meus resultados?”. No Analytics há simples estatísticas que todo mundo usa, como:

  • Page views
  • Visitantes únicos
  • Tempo médio no site
  • Taxa de rejeição

Mas Analytics é muito mais brutal do que uma ferramenta simples que lhe diz quais pessoas gostam de você e o quanto elas gostam de você. Empresas maiores têm equipes inteiras que trabalham nas estatísticas a partir de análises e software do tipo analítico.

Temos uma seção recheada de conteúdo relevante sobre ferramentas para SEO e dicas (é só clicar).

Palavras finais…

As informações que lhe demos foram o básico. E não é possível se tornar expert em SEO em 10 minutos…  Para se tornar expert, você precisa ler artigos, e-books, assistir vídeos e viver o SEO. Os verdadeiros especialistas em otimização vivem o seu ofício, conhecem os meandros da indústria e estão constantemente se atualizando sobre o tema.

Então, se você quer ser um expert em SEO para conteúdo, comece com este artigo e use-o para guiar suas pesquisas para obter informações. Para saber mais e dar início ao seu aprendizado, baixe o nosso e-book SEO para WordPress: 7 passos infalíveis para produzir artigos que geram tráfego para o seu site em WordPress.

Bem-vindo ao mundo do SEO! =)

 

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