Como saber que conteúdo meu público busca?

Como saber que conteúdo meu público busca

Conheça 5 ferramentas para pesquisas avançadas!

Profissionais de conteúdo de plantão: já sabem que não dá para escrever só o que se quer, não é mesmo? Seria o mundo ideal se todo o seu público alvo ou seguidor se interessasse pelo que você publica. Afinal, se ele é o seu “alvo” ou “seguidor”, algum interesse ele tem no produto ou serviço que você divulga, não é mesmo?

Você até poderia pensar: “por que eles não se interessam por todos os meus artigos?” Mas, como profissionais de marketing, sabemos que a utopia é perseguida, mas nem sempre alcançada… a não ser que…

… você saiba exatamente o que seu target está buscando!

Como saber o que meu público quer?

Existem diversas formas de saber ou se ter insights a respeito disso. A mais tradicional e considerada a muito eficaz por gestores é a pesquisa de opinião. Nela, traça-se um perfil da pessoa ideal (também chamada de persona) para consumir o produto ou serviço final que você quer que ele adquira. E são realizadas perguntas e levantamentos sobre seus gostos e principais interesses. Em empresas menores, estas pesquisas costumam ser feitas entrevistando os próprios clientes, analisando seus gostos e anseios.

Além de ser um método de análise do consumidor de custo relativamente elevado, você não vai fazer uma pesquisa do tipo para cada texto que tiver que escrever, não é mesmo?! Se você puder e fizer, ótimo! Mas, se não, pode encontrar soluções online para este problema. Existem ferramentas propriamente de Pesquisa Online que temos aqui, em nosso site. Mas há ainda outras formas de fazer uma reflexão a respeito do conteúdo ideal para cada público.

Com criatividade e exploração de cada recurso, chega-se a ferramentas inteligentes!

Descubra 5 ferramentas para ajudar na curadoria de conteúdo

Bom, a maioria você já pode até conhecer, mas não da forma com que vamos apresentar… Vamos lá?

1) Busca avançada do Twitter

Você sabia que há recursos avançados de pesquisa dentro do Twitter que permitem uma segmentação mais profunda e precisa? Como mídia social amplamente utilizada para notícias e informações rápidas, pode ser de grande ajuda saber o que pensa quem se expressa por lá. Você pode pesquisar por uma palavra, e ainda a sua associação como negativa ou positiva. Uma dica: escreva “OR” entre as palavras para pesquisar mais de uma keyword ao mesmo tempo; assim, você também compara os resultados entre elas.

2) Yahoo! Respostas

Aqui, não tem mistério! Você pode, e deve, recorrer às pesquisas simples de palavras-chave no Yahoo! Respostas para entender quais são as dúvidas principais sobre determinado produto, serviço, ou algo que possa estar relacionado a ele. Simples, assim! Mas muito útil para compreender o comportamento do seu target!

 Vamos desvendar um pouco mais do Google?

O Google é uma caixinha de surpresas sempre! Quando você acha que já o desvendou por todos os lados, ele lança uma nova ferramenta ou faz pequenas atualizações sem que você note. Ou pode ainda acontecer de determinados recursos sempre estarem lá, disponíveis, mas você nunca ter notado antes.  Este vídeo da Tecmundo traz algumas dicas bem interessantes, mais relacionadas ao primeiro tópico do Google que tratamos a seguir.

3) Busca avançada do Google

Na própria barra de pesquisas do Google, há como segmentar bastante os resultados com os “footprints”. Esses, são recursos que geram filtros de buscas avançadas. Abaixo, damos um exemplo para você conhecer.

Footprint InURL

Se você fizer uma pesquisa escrito “inurl:keyword”, por exemplo, inurl:ferramentasinteligentes, aparecerá somente resultados de páginas que tenham “ferramentas inteligentes” em sua URL. Já colocando o termo antes e depois a expressão acima, como seo inurl:ferramentasinteligentes, aparecerão apenas resultados da busca “seo” que estejam dentro de páginas que contenham o termo especificado na URL (ferramentas inteligentes).

Conheça outros footprints e passe a realizar pesquisas mais precisas no Google!

4) Google Trends

Com esta ferramenta, também gratuita, do Google, o produtor de conteúdo pode planejar melhor seus temas se analisar a recorrência ou picos de pesquisa dos usuários em determinados períodos. E ainda: o volume de pesquisas, a localização, entre outros aspectos. Com isso, você pode analisar, por exemplo, qual tema é mais interessante para se tratar em determinado momento. E como trabalha com temporalidade, é uma excelente forma de escolher sobre o que falar nas redes sociais, por exemplo.

Para se aprofundar nas funcionalidades da ferramenta, leia a matéria especial sobre o Google Trends que fizemos no especial “Ferramentas do Google”.

5) Google AdWords Keyword Planner

Esta é a chave para entender qual termo dentro do tema que você trata está tendo maior volume de busca! Este planejador de palavras-chave do Google pode ajudar, e muito, na escolha dos assuntos para o seu conteúdo ficar atual e relevante em termos de SEO. De quebra, você ainda anota quais palavras relacionadas pode utilizar para melhorar o ranqueamento do seu texto.

Conheça as funções e como utilizar o planejador do Google no artigo Série Ferramentas do Google: Google Keyword Planner.

Gostou das ferramentas? Compartilhe com seus colegas da área!

E você, como faz para escolher qual conteúdo é mais relevante para seu público? Comente pra gente saber…

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