Saiba como monitorar concorrentes com essas 4 ferramentas

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Como monitorar concorrentes

Monitoramento de concorrência significa mais do que ficar de olho em o que seu concorrente está fazendo. É uma estratégia capaz de gerar insights poderosos para o seu negócio e para a sua estratégia. Afinal, quando você acompanha a concorrência de perto, você sabe qual é o caminho que ela está fazendo e pode, além de sair na frente, escolher um caminho ainda mais vantajoso.

E para ajudar a você nesta missão estratégica, nós separamos 4 ferramentas que irão te ajudar a monitorar melhor seus concorrentes; você será capaz de segui-los a cada passo. Com certeza, esta será uma ótima fonte de análise para você e o seu negócio. Acompanhe a seguir!

Google Keyword Planner

Google Keyword Planner, ou o Planejador de Palavras Chave do Google, é uma ferramenta muito conhecida, mas não necessariamente feita para monitorar concorrentes. Ela fica dentro do Adwords do Google e serve para buscar expressões e palavras da busca para anunciar.

Sabe aqueles resultados que aparecem no topo ou na lateral da busca, dentro de uma área denominada patrocinado? Então, é isso! Aquelas marcas ali compraram a palavra que você acabou de buscar e, por isso, elas aparecem em destaque.

Mas o que muitas pessoas não sabem — inclusive alguns profissionais da área — é que o planejador de palavras-chave pode ser usado para ficar de olho nas palavras que o seu concorrente está investindo. Isso vai dizer muito da estratégia dele e gerar ótimos insights para você sair na frente!

Google Alerts

Essa ferramenta do Google é extremamente intuitiva e muito fácil de usar. É uma plataforma onde você cadastra expressões e é avisado por e-mail toda vez que aquela expressão for encontrada em algum conteúdo na internet. Isso significa que você pode colocar o nome do seu concorrente ali e ficar de olho em cada passo que ele está dando e onde a marca dele está aparecendo. E ainda temos uma ótima notícia para você: ela é totalmente gratuita. Basta você logar com sua conta do Gmail e escolher as palavras ou expressões que você quer monitorar.

Market Samurai

Essa ferramenta funciona mais ou menos como o Google Keyword Planner, mas com a vantagem de você rodá-la no seu computador como um software. Você instala o programa e passa a monitorar o volume de pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu concorrente 24h por dia. Ele irá te mostrar todos os dados de busca daquela expressão e você terá muito mais insights em relação à estratégia da concorrência.

Facebook: “Pages to watch”

Agora vamos entrar no mundo das redes sociais. Você também pode monitorar o seu concorrente no Facebook, por exemplo. Basta você ter uma página da sua empresa ou marca ativa. O próprio Facebook, na hora em que você cria sua Fan Page, te mostrar um passo-a-passo de como utilizar a ferramenta e apontar onde fica o “Pages to watch” (em português, “Páginas a observar”).

Se você perdeu esta introdução da ferramenta, basta você logar na sua página, clicar em “Insights” e rolar sua tela para baixo que você vai visualizar a sessão “Pages to watch”. É só clicar em “Adicionar página” e pronto! O Facebook vai te mostrar todos os índices de crescimento da página do seu concorrente, junto com o total de likes e o número de postagens da semana. É uma ferramenta indispensável!

Então, agora que você já conhece estas ótimas ferramentas para ficar de olho nos seus concorrentes, coloque-as para funcionar! Ainda tem alguma dúvida? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa. =)

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