Saiba como monitorar concorrentes com essas 4 ferramentas

monitorar seus concorrentes Então conheça já essas 4 ferramentas

Como monitorar concorrentes

Monitoramento de concorrência significa mais do que ficar de olho em o que seu concorrente está fazendo. É uma estratégia capaz de gerar insights poderosos para o seu negócio e para a sua estratégia. Afinal, quando você acompanha a concorrência de perto, você sabe qual é o caminho que ela está fazendo e pode, além de sair na frente, escolher um caminho ainda mais vantajoso.

E para ajudar a você nesta missão estratégica, nós separamos 4 ferramentas que irão te ajudar a monitorar melhor seus concorrentes; você será capaz de segui-los a cada passo. Com certeza, esta será uma ótima fonte de análise para você e o seu negócio. Acompanhe a seguir!

Google Keyword Planner

Google Keyword Planner, ou o Planejador de Palavras Chave do Google, é uma ferramenta muito conhecida, mas não necessariamente feita para monitorar concorrentes. Ela fica dentro do Adwords do Google e serve para buscar expressões e palavras da busca para anunciar.

Sabe aqueles resultados que aparecem no topo ou na lateral da busca, dentro de uma área denominada patrocinado? Então, é isso! Aquelas marcas ali compraram a palavra que você acabou de buscar e, por isso, elas aparecem em destaque.

Mas o que muitas pessoas não sabem — inclusive alguns profissionais da área — é que o planejador de palavras-chave pode ser usado para ficar de olho nas palavras que o seu concorrente está investindo. Isso vai dizer muito da estratégia dele e gerar ótimos insights para você sair na frente!

Google Alerts

Essa ferramenta do Google é extremamente intuitiva e muito fácil de usar. É uma plataforma onde você cadastra expressões e é avisado por e-mail toda vez que aquela expressão for encontrada em algum conteúdo na internet. Isso significa que você pode colocar o nome do seu concorrente ali e ficar de olho em cada passo que ele está dando e onde a marca dele está aparecendo. E ainda temos uma ótima notícia para você: ela é totalmente gratuita. Basta você logar com sua conta do Gmail e escolher as palavras ou expressões que você quer monitorar.

Market Samurai

Essa ferramenta funciona mais ou menos como o Google Keyword Planner, mas com a vantagem de você rodá-la no seu computador como um software. Você instala o programa e passa a monitorar o volume de pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu concorrente 24h por dia. Ele irá te mostrar todos os dados de busca daquela expressão e você terá muito mais insights em relação à estratégia da concorrência.

Facebook: “Pages to watch”

Agora vamos entrar no mundo das redes sociais. Você também pode monitorar o seu concorrente no Facebook, por exemplo. Basta você ter uma página da sua empresa ou marca ativa. O próprio Facebook, na hora em que você cria sua Fan Page, te mostrar um passo-a-passo de como utilizar a ferramenta e apontar onde fica o “Pages to watch” (em português, “Páginas a observar”).

Se você perdeu esta introdução da ferramenta, basta você logar na sua página, clicar em “Insights” e rolar sua tela para baixo que você vai visualizar a sessão “Pages to watch”. É só clicar em “Adicionar página” e pronto! O Facebook vai te mostrar todos os índices de crescimento da página do seu concorrente, junto com o total de likes e o número de postagens da semana. É uma ferramenta indispensável!

Então, agora que você já conhece estas ótimas ferramentas para ficar de olho nos seus concorrentes, coloque-as para funcionar! Ainda tem alguma dúvida? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa. =)

Foto de perfil de Ferramentas Inteligentes
Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Lost Password

Artigo em destaque - Dicas de empreendedorismoConfira !
Share This