Como fazer mídias sociais e e-mail marketing se potencializarem

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Como fazer mídias sociais e e-mail marketing se potencializarem

Artigo Parceiro: escrito pela equipe da ferramenta Get Response

Você já deve ter escutado que todos seus canais de marketing têm de trabalhar em conjunto para sua empresa atingir seus objetivos. Afinal de contas, cada canal de marketing é apenas uma parte da sua estratégia maior. O segredo é utilizar cada canal para o que ele faz melhor. Assim, se sua empresa almeja utilizar os diferentes canais de marketing de maneira eficiente, é importante que você saiba utilizá-los e operacionalizá-los devidamente. E isso inclui entender o que funciona bem em cada um deles. Mídias sociais, com algumas exceções (estou olhando para você, Instragram), não costumam ser um bom canal para vendas diretas, conversões de final de funil ou para o final da jornada de um consumidor.

Mas afinal, para que as mídias sociais são boas, então?

  • Reconhecimento de marca
  • Lealdade de marca
  • Criação de comunidades
  • Gerar tráfego para seu site
  • Aumentar o número de oportunidades para conversão

A parte mais complexa de mídias sociais é que você não controla quem vê suas mensagens (em um canal de busca como o Google, quem verá seu conteúdo são exclusivamente pessoas que estão pesquisando sobre o assunto).  Facebook, Twitter e Instagram possuem algoritmos que restringem o impacto das suas postagens de maneira orgânica. Lembre-se de que todas essas empresas são de capital aberto, e o seu negócio é a publicidade. Por isso, elas não têm interesse que você compartilhe suas postagens de maneira orgânica.

E-mail marketing possui uma grande diferença – você controla (quase) tudo. Assim como em mídias sociais (em que as postagens são escritas para gerarem engajamento), as mensagens dos e-mails são escritas para encorajar aberturas e cliques.

Mas, afinal, para que e-mail marketing é bom?

  • Criar relacionamento com consumidores da sua marca
  • Entregar mensagens segmentadas e personalizadas
  • Converter assinantes em consumidores
  • Reter clientes

Em geral, e-mail é uma excelente ferramenta para abordar usuários no final do funil, levá-los para a página de carrinho e gerar vendas (é essa boa parte da estratégia dos maiores varejistas online). Mas, lembre-se: e-mail é o canal por onde os usuários esperam receber mensagens transacionais ou de negócio. De maneira geral, é onde os usuários aguardam por boas ofertas ou mensagens referentes aos seus pedidos; então, utilize-o com sabedoria. Mas, se os profissionais de marketing utilizam e-mail e mídias sociais com diferentes objetivos, como eles podem trabalhar juntos?

Trate e-mail marketing e mídias sociais como soluções complementares

Mídias sociais e e-mail se complementam. Um canal é forte exatamente onde o outro é fraco. Então, utilize cada canal para fortalecer o outro. Ou seja, promova suas mídias sociais dentro do e-mail e o e-mail dentro das suas mídias sociais. Você pode fazer isso de várias formas. Leia, abaixo, algumas delas:

  • Use postagens e anúncios em mídias sociais para promover os grandes diferenciais do seu serviço/produto. Isso vai aumentar a sua base de assinantes.
  • Utilize aplicativos como o Facebook Web Form Integration para permitir que seus usuários se inscrevam na sua lista de e-mails através da sua página do Facebook ou utilize também o login através de mídias sociais.
  • Alavanque conteúdo criado pelos usuários em todos seus canais para gerar um senso de comunidade. Podem ser avaliações sobre produtos, postagens de usuários em suas mídias sociais ou até mesmo imagens de Instagram. Mas lembre-se de sempre “pedir” o acesso às pessoas!
  • Inclua o link das suas mídias sociais nos seus e-mails, seja no footer ou no próprio corpo do e-mail relacionado a algum conteúdo que pode ser compartilhado.
  • Ofereça descontos exclusivos para seus seguidores de mídias sociais e e-mail. O objetivo é fazer com que eles se inscrevam em todos os canais para aproveitar dos benefícios oferecidos pelo sua empresa. Com isso você garante que eles estejam sempre acompanhando seus canais de comunicação.
  • Utilize anúncios em mídias sociais segmentados para sua base de usuários de e-mail. Pois ele é um canal perfeito para reforçar a sua mensagem para usuários que tem interagido pouco e não tem aberto e-mails.

Compartilhe seu conteúdo entre os canais

Isso pode soar óbvio no contexto de uma grande campanha de marketing, mas você pode fazer isso mesmo que para campanhas de pequeno porte. Utilize o mesmo conteúdo, com pequenas adaptações, para cada canal. Isso manterá a mensagem consistente e reconhecível. Se suas empresa possui um vídeo muito bacana e que poderia ajudar sua audiência, use tanto o e-mail quanto as mídias sociais para divulgação.

Um canal não é melhor que o outro

E-mail marketing e mídias sociais são ambos necessários para uma estratégia eficiente de marketing. Um não é obrigatoriamente melhor do que o outro. Cada canal possui suas forças e fraquezas. Cada um possui seu devido lugar no ecossistema de marketing.

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