As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 3/3)

As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 3-3)

Conheça as categorias de ferramentas de marketing digital que as agências mais utilizam (Pesquisa) e confira as notas de ferramentas em segmentos no nosso portal (Ranking)

Buscando listar as tendências na adoção de ferramentas digitais por agências brasileiras, as empresas Rock Content e Resultados Digitais desenvolveram, no primeiro semestre de 2017, o estudo TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências. Para organizar as principais ferramentas, foram estabelecidas algumas categorias, dentre as quais está a de nosso interesse para apresentar aqui a vocês: Marketing Digital

Categoria de Ferramenta: Marketing Digital

Entre as ferramentas de marketing digital, há nove subcategorias. As ferramentas para Automação de Marketing, E-mail Marketing e Landing Pages já foram apresentadas aqui em nosso blog, em As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 1/3); tal como escrevemos um artigo sobre os itens Plataforma de Gestão de Conteúdo, Gerenciadores de Conteúdo e Análise.

A fim de complementar os dois anteriores, neste post corrente, falaremos das outras três subdivisões que também estão na categoria de marketing digital e tiveram seu uso estudado pela pesquisa, são elas: Análise de SEO, Teste A/B e Social Media (gestão e monitoramento).

Ferramentas para Análise de SEO

Ferramentas de SEO (ou Search Engine Optimization) são aquelas que ajudam o profissional de marketing a tornar o conteúdo de páginas web mais identificáveis para os mecanismos de busca, a fim de obter deles uma boa classificação no ranking das pesquisas ali realizadas. Existem muitas funções para uma ferramenta de SEO, como mostrar as palavras chave que podem melhor posicionar um conteúdo, ou ainda identificar pontos de melhoria do site e sugerir plugins e outras ferramentas para otimização.

” A pesquisa apontou que 74% das agências utilizam ferramentas de SEO, sendo o Google Search Console o mais adotado (79,3%).” (Pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de ferramentas para agências)

Enquanto na pesquisa TechTrends 2017 o Google Search Console ficou em primeiro lugar como a ferramenta mais utilizada, aqui no Ferramentas Inteligentes ela se apresentou em quarto lugar no ranking das ferramentas melhor avaliadas, sendo as três primeiras estas a seguir:

1º Lugar) Semrush (9,3)

2º Lugar) Yoast SEO (9,1)

3º Lugar) Moz (8,8)

Ferramentas para realizar Teste A/B

Ao contrário do que muita gente pensa, estratégias de marketing digital não podem ser aplicadas da mesma forma em diferentes segmentos de negócios. Para descobrir o que funciona para cada um, existem algumas ferramentas que testam a percepção do usuário sobre o mesmo objeto apresentado de maneiras diferentes, como é o caso de layouts distintos para o mesmo conteúdo, por exemplo.

“A pesquisa apontou que apenas 33,3% das agências utilizam ferramentas para teste A/B.” (Pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de ferramentas para agências)

Citada na pesquisa como a terceira ferramenta mais adotada pelas agências para testes A/B, Optimizely encontra-se cadastrada em nosso portal, embora ainda sem classificação dos usuários, tal como as outras ferramentas para teste a seguir:

Ferramentas de Social Media (gestão e monitoramento)

Ferramentas para gestão de mídias sociais geralmente apresentam duas linhas: a de gerenciamento dos posts (programação de publicações e outras ações), e a de monitoramento (acompanhamento de interações e geração de relatórios). Por estas funções tão englobadoras do trabalho de social media é que este tipo de ferramenta vem ganhando cada vez mais adesão nas agências.

“Enquanto em 2016, 61% das agências entrevistadas adotavam ferramentas de Social Media Monitoring, em 2017, o número chegou a 70%.” (Pesquisa TechTrends 2017: Benchmarks de ferramentas para agências)

Embora a ferramenta Hootsuite tenha aparecido na Pesquisa como a ferramenta mais adotada pelas agências, ela não figura entre as melhor avaliadas em nosso portal; já a RD Station se mantém como a segunda mais utilizada, segundo a pesquisa, e também a segunda melhor avaliada em nosso portal:

1º Lugar) mLabs (9,1)

2º Lugar) RD Station (9,0)

3º Lugar) Sendible (8,6)

Leia também:

As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 1/3)

As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas pelas agências (Pesquisa e Ranking 2/3)

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This