A importância do planejamento de marketing digital

Planejamento de marketing digital

A importância do planejamento de marketing digital

Em um mundo que muda tão rapidamente e cada vez mais digitalizado, o planejamento é essencial, mesmo que apenas para evitar alguns erros (que podem sair caro). O processo de planejamento também oferece a oportunidade de reunir o apoio à apresentação de propostas, coordenar funções diferentes, provocar uma mudança cultural e comunicar objetivos aos membros da equipe. Os benefícios do planejamento incluem:

– Ajudar a identificar vantagens competitivas em relação aos concorrentes;

– Forçar a uma abordagem organizada;

– Informar;

– Obter recursos;

– Obter suporte;

– Forçar o comprometimento da equipe;

– Definir objetivos e estratégias.

 

Dicas para planejar o marketing digital de sua empresa

O ato de planejar o Marketing Digital envolve a consideração de questões complexas que cobrem toda a organização. Na era do marketing digital, é importante que você use o planejamento como uma ferramenta para descobrir e aproveitar melhor as estratégias digitais que você irá conhecer. A informação é acessada e entendida de forma diferente pelo seu público consumidor e, assim, todo o processo de Planejamento de Marketing Digital precisa ser avaliado em conformidade.  A seguir, apresentaremos os passos principais para um Planejamento Digital bem-sucedido. Preste atenção para aplicar direitinho…

1 – Onde estamos agora?

Nesta fase, vamos analisar a situação atual da empresa com uma auditoria externa e interna. Após essa análise, teremos as informações necessárias de vantagens competitivas, capacidade empresarial e possíveis estratégias.

2 – Onde queremos estar?

É preciso definir os objetivos e estratégias relacionadas aos seus produtos e à concorrência. Trace uma meta, como, por exemplo, alcançar X curtidas na sua fanpage. Também especifique claramente os objetivos que deseja alcançar em cada uma das ações de marketing que você pretende implantar. Se você pretende aumentar os likes, que tal uma campanha patrocinada ou um sorteio?

Outro ponto importante, além de estabelecer metas, é pensar nos prazos. Em qualquer campanha, a questão do tempo é algo difícil de administrar. Quando há um planejamento, ninguém é pego de surpresa e as decisões são mais fáceis de serem tomadas.

Quanto à estratégia, você pode decidir se quer ter uma posição de nicho, não desafiando os concorrentes, ou ser agressivo e pegar a quota do mercado de seu concorrente. Hum… Difícil? Imagina sem planejar!

3 – Como podemos chegar lá?

A empresa precisa ter em mente a sigla STP – Segmentation, Targeting e Positioning, que, em uma tradução literal, significa: Segmentação, Alvo e Posicionamento. Para entender melhor, leia as definições e como aplicar:

Segmentação: divida o mercado em segmentos identificáveis a fim de identificar as áreas mais rentáveis e que combinam com o seu negócio.

Alvo: após a segmentação, é preciso decidir o alvo do seu produto, ou seja, quem é o seu público. No mercado, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a conhecer o perfil dos visitantes do seu site, como por exemplo o Leadin, que mostra detalhes de quem visitou a sua página como quais redes sociais a pessoa estava logada quando preencheu e enviou um formulário para você; além de localização, histórico e informação da empresa em que trabalha e muito mais! Para conferir mais ferramentas que podem te ajudar na tarefa de definir o seu alvo, acesse a nossa página Analytics, que fornece dicas de ferramentas digitais.

Posicionamento: coloque o seu produto na mente dos consumidores, de modo que a concorrência e você sejam facilmente diferenciados. Pode ser através de um conteúdo interessante como vídeos, aulas gratuitas, e-books, artigos interessantes, promoções ou até memes!

No próximo item, falamos mais sobre estes caminhos e quais são as melhores apostas para cada meio. Vamos lá? 🙂

4 – Qual é o melhor caminho?

Mídias sociais: considerada para uma ação de médio e longo prazo. O Planejamento de Marketing Digital para mídias sociais exige uma estratégia detalhada. Sua equipe precisa produzir conteúdo relevante e interagir com o público, pois é a partir desses contatos que será desenvolvido o relacionamento com o cliente, criando a fidelização. Se você deseja ser mais íntimo do seu público e se tornar presente na vida dele como um amigo, as mídias sociais são o seu lugar!

E-mail marketing: é uma das ferramentas mais antigas do marketing digital. O E-mail Marketing é um canal de contato em que o seu cliente te dá autorização para enviar o seu conteúdo para ele. Ainda tem baixo custo e é muito prático! Basta incentivar os seus clientes a se cadastrarem em seu site, seja através de um formulário ou durante a compra de algum produto. Mais importante do que ter uma lista gigante de assinantes, é preciso ter uma alta taxa de conversão (ou seja, pessoas que realmente abrem e leem o seu e-mail); para isso, é preciso pensar no conteúdo que mais interessa para o seu público: promoções, descontos, opinião de especialistas… Para conhecer as principais ferramentas de E-mail Marketing, acesse a lista de 5 ferramentas de E-mail Marketing.

E-commerce: Passar confiança para os seus clientes é essencial neste caminho. O seu site é atraente? Seu preço é competitivo? Seus produtos são originais e/ou exclusivos? Pensar no que você apresenta ao seu público se faz muito necessário na hora de escolher a estratégia de Marketing Digital ideal para o seu negócio. Fizemos um post que fala sobre as plataformas ideais para desenvolver o seu E-commerce. Se você quiser unir o útil ao agradável, é possível usar a estratégia das mídias sociais no seu E-commerce com a ferramenta Facíleme, um aplicativo pago que desenvolve a sua loja virtual dentro da fanpage de sua empresa no Facebook. Prático, ele não requer conhecimento prévio de programação.

5 – Como podemos garantir o sucesso da campanha?

Planejamento! Pode parecer repetitivo, mas o planejamento é essencial para o sucesso da campanha. Quanto mais você se planeja, mais a empresa tem noção do que pode vir pela frente e onde quer chegar, e assim estará mais preparada para o sucesso.

Em resumo, para um bom Planejamento de Marketing Digital, a empresa precisa de: presença nas mídias sociais; confiança dos clientes; conteúdo interessante; objetivos bem definidos; e uma equipe bem comprometida com o sucesso da campanha.

 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This