7 dicas para iniciar e ser um empreendedor

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7 dicas para iniciar e ser um empreendedor

Por Evandro Martins.

Quero me tornar um empreendedor, mas por onde iniciar? Esta é uma pergunta que a cada dia torna-se mais frequente na cabeça dos brasileiros. Seja por conta da situação atual com a redução de vagas no mercado de trabalho, seja pela profunda mudança na relação com o emprego formal, ou mesmo pela possibilidade de colocar os talentos adquiridos ao longo de uma carreira para transformar a vida de outras pessoas.

Este artigo tem como objetivo compartilhar algumas dicas para você que deseja seguir passos seguros em direção ao sucesso na sua carreira empreendedora. Seguindo estas dicas, aparentemente simples, certamente você conseguirá empreender de forma segura. Vamos lá…

Dica 1 – Defina claramente o motivo que leva você a empreender.

Existem alguns motivos que impulsionam você a criar o seu próprio negócio: pode ser que você esteja pensando em ajudar pessoas com a sua experiência na área em que você domina; pode ser que tenha a intenção de impactar a vida de pessoas com o seu sonho empreendedor; ou pode ser, simplesmente, porque você deseja ganhar dinheiro e viver confortavelmente (saiba que também não há mal nenhum nisso). O importante mesmo é ter este motivo bem claro, pois a sua motivação e estratégia podem ser diferentes de acordo com cada um dos motivos listados acima.

Dica 2 – Para ser empreendedor, é preciso conhecer bastante sobre o seu produto, serviço e mercado.

Em um mercado de grande concorrência, um dos pilares do seu novo negócio precisa ser o conhecimento do que se faz. Nossa dica é que você pesquise tudo a respeito do mercado, produto ou serviço que será a razão de ser do seu novo empreendimento. Para conhecer, vale fazer cursos, contatos e pedir informações em associações de classe; além de frequentar eventos da área para as inovações e tendências do mercado. Dedique atenção aos futuros concorrentes, levante o máximo de informações e, para isso, você pode utilizar a internet ou mesmo ligar e passar-se como cliente. Veja o que eles fazem e encontre o que você pode oferecer “a mais” para diferenciar a sua nova empresa da concorrência. Esta é a hora de visualizar o seu empreendimento como líder do mercado em que você pretende atuar.

Dica 3 – Para empreender, é necessário conhecer o seu público.

Para tornar realidade o seu sonho de ser um empreendedor de sucesso, é necessário que a sua nova empresa saiba exatamente que público deseja atingir, ou seja, qual é o perfil do seu consumidor. Saiba que esse é um dos segredos dos empreendimentos de sucesso. Para ajudá-lo neste exercício de conhecimento do seu público, a Internet novamente pode ser um aliado de peso. Existem, atualmente, várias ferramentas disponíveis que podem fazer com que você tenha uma visão detalhada do seu público alvo antes mesmo de ter o seu negócio estruturado e em operação. As ferramentas para segmentação de anúncios no Facebook podem ser utilizadas para conhecer os números do público alvo para seu negócio.

Dica 4 – Teste o seu novo negócio antes de colocá-lo em operação.

Faça um teste controlado do seu novo produto ou serviço oferecendo para pessoas do seu círculo de relacionamento em troca de feedback sincero. Deixe o seu ego de lado e prefira as pessoas mais críticas e diretas. Lembre-se de que, neste momento, as críticas são muito mais importantes do que os elogios e é aqui que você terá a chance de corrigir as falhas, utilizando um público “amigo”. Aqui vai outra dica importante: mesmo estes consumidores iniciais pertencendo ao seu círculo de relacionamento, colha depoimentos sinceros em textos, vídeos e outras formas de registro. Use estes depoimentos no marketing, mostrando que existem pessoas que já obtiveram resultados positivos no relacionamento com a sua empresa. Seja sempre sincero e nunca use mentiras nestes depoimentos.

Dica 5 – Tenha um plano para empreender.

O planejamento, entre várias vantagens, ajuda você a não perder o foco no seu objetivo final, além de ser o medidor para que você saiba se as suas ações estão bem direcionadas em busca do resultado final. Um plano de negócios é imprescindível e ideal, mas neste caso estou falando de um plano simples e objetivo, que contemple informações, como: o faturamento que você deseja atingir; como você irá sobreviver até que o seu empreendimento alcance o ponto de equilíbrio; quais são os recursos necessários; se você como empreendedor contará com uma sede física ou virtual em sua empresa; quantidade de vendas necessárias; entre outras informações que você julgar importantes para o planejamento e controle da evolução do seu novo negócio.

Dica 6 – Conecte-se com pessoas de Mentalidade Empreendedora.

A caminhada rumo ao sucesso quase sempre é cercada de altos e baixos. Nos momentos de “baixa”, é importante contar com pessoas que raciocinem como empreendedoras e, por conta disso, sabem muito bem que esta caminhada não é tão simples quanto parece. Estas pessoas servirão de suporte em momentos ruins, passando experiência, tirando da sua frente qualquer impulso de desistência e mostrando que estes obstáculos fazem parte da caminhada dos empreendedores de sucesso.

Dica 7 – Empreendedores bem sucedidos muitas vezes contaram com ajuda de mentores.

O brasileiro é um povo muito criativo. Por isso, o empreendedorismo avança continuamente por aqui, sendo esse um objeto de vários estudos no Brasil e exterior. Hoje, já é possível contar com empresas e profissionais que têm domínio sobre metodologias que podem acelerar o seu processo de desenvolvimento empreendedor. Estas metoodologias são baseadas em processos testados, e com seus resultados cientificamente comprovados.

Você já ouviu falar de Quociente Empreendedor ou QEMP?

O Qemp é uma metodologia de consultoria, coaching e Mentoria em empreendedorismo. Este método pode ajudar bastante na hora de desenvolver as competências empreendedoras que são necessárias para o sucesso de um novo negócio. Ele trabalha com o processo completo de diagnóstico, planejamento e desenvolvimento de empreendedores, além de avaliar e desenvolver competências e atitudes empreendedoras.

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