5 Ferramentas Digitais para Arquitetos

0

5 Ferramentas Digitais para Arquitetos

Toda área profissional que requer um trabalho em escritório, ainda que não seja integral, tem uma enorme vantagem à frente de outras profissões: a possibilidade de otimizar boa parte do trabalho com ferramentas digitais. É o caso de arquitetos projetistas. Algumas das vantagens que ganham em utilizar ferramentas inteligentes são:

  • Praticidade
  • Economia de tempo
  • Aparência mais profissional aos projetos

Quais ferramentas utilizar para projetos de arquitetura?

Se você jogar no Google e pesquisar aleatoriamente sobre programas para desenhar projetos, vai ver uma lista infinita, e você nem saberá por onde começar. Por isso, apresentamos aqui 5 ferramentas eficientes, que vão da mais utilizada à mais avançada em técnicas realísticas, para arquitetos montarem seus projetos com excelência.

1. AutoCad

AutoCad é o mais famoso de todas as ferramentas para profissionais da construção projetarem. Com ele, arquitetos e engenheiros (de diversas especializações), e até agrimensores, montam seus projetos técnicos e arquitetônicos. Dá para fazer desenhos em 2D e em 3D de forma tão prática que vale muito a pena conhecer!

2. ScketchUp

Este é um programa do Google, excelente para a criação de 3D (embora também faça 2D). Por ser bem intuitivo e fácil de usar, profissionais de construção, design de interiores e arquitetura utilizam o ScketcUp para fazer conceituação, visualização, comunicação e planejamento de seus projetos.

3. V-ray

V-ray é um software de renderização que oferece técnicas avançadas para 3D, além de iluminação global e de mapeamento. Com isso, é possível dar vida e fazer imagens realísticas. É compatível com os principais softwares para desenhos em 3D do mercado, como SketchUp, 3D Studio Max, Cinema 4D, e outros.

4. Lumion

Este software gera representações tridimensionais de alta qualidade em tempo real. As maiores vantagens deste programa em relação aos outros são sua agilidade e facilidade para operá-lo. Assim, é possível que você consiga criar uma apresentação arquitetônica em poucos minutos! Além de transformar estas apresentações em vídeos curtos (legal demais, não acha?).

5. Revit.

Esta ferramenta é daquelas indispensáveis para um projeto completo, pois abrange desde o conceito à construção em si. E o melhor: com total liberdade de trabalho para arquitetos e engenheiros. Com o Revit, você faz tanto projeto de arquitetura e construção quanto de engenharia estrutural, com precisão e otimizando todo o desempenho.

O que você achou do nosso artigo? Comente para sabermos…
Não é arquiteto, engenheiro ou projetista? Recomende a um amigo que se interesse pelo assunto! 😉

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais