5 dicas para gerar mais engajamento do seu conteúdo digital

mais engajamento do seu conteúdo digital, como aumentar engajamento, o que e engajamento

5 dicas para gerar mais engajamento do seu conteúdo digital

Quando se administra um site/fanpage não basta apenas pensar em métricas e esquecer do que realmente importa: o engajamento. É comum encontrar no mercado administradores que se ocupam em aumentar a lista de usuários que assinam a newsletter (fãs/seguidores). Mas ignorar o engajamento de uma página é perder um grande trunfo. Sabia que um site com um bom engajamento pode impulsionar as outras métricas em até 300%, de acordo com estudo feito pelo Buzzfeed?! Esta pesquisa diz ainda que os leitores gastam menos de 8,5 segundos em uma página e que o tempo médio de visita pode durar menos que 1 minuto; além disso, frequentemente, os usuários deixam a página entre 10 e 20 segundos. Com isso em mente, é preciso se afastar de publicidades que possam influenciar nas métricas, tais como cliques e visualizações de página e começar a medir o impacto das suas campanhas de social media com um sistema de métricas mais sofisticado, que foque na atividade e no alcance. Afinal, engajamento é nada mais do que quando sobrepomos a qualidade sobre a quantidade. Neste post, vamos dar 5 dicas para gerar mais engajamento do seu conteúdo digital. Acompanhe!

1 – Saiba em que plataforma seu público está

Da mesma forma que tudo o que somos é influenciado pelo local onde vivemos, a nossa plataforma de comunicação favorita também é influenciada pela nossa situação na vida, nossos interesses pessoais e o local onde estamos. Para os administradores, é importante ter a noção das preferências do seu público-alvo. Assim, facilita o planejamento de estratégias de conteúdo para que ele seja apresentado da maneira mais atraente possível, aumentando o potencial de engajamento de seu público.

A abordagem geral para o desenvolvimento social de engajamento de mídia, nunca vai ser bem-sucedida se você não souber usar as métricas corretamente. Ou seja, a coisa mais importante para quem planeja uma estratégia de engajamento é encontrar onde está o seu público e como eles estão se comunicando.

2 – Saiba o que eles estão procurando

A menos que você esteja feliz em ser um fornecedor interminável de memes, as chances das pessoas irem ao seu site são bem reduzidas. Não me entenda mal, não há problema de diversificar o conteúdo e usar memes de vez em quando. Mas não é esse o seu produto, certo? Então, vamos simplificar: existe apenas um motivo para alguém buscar o seu conteúdo, que é o fato de você dar algo para eles. E isso pode ser a visão sobre um produto que eles estão interessados, ou no entretenimento.

Para muitas pessoas, a internet já é um mercado saturado. E começar agora, quando seus concorrentes já têm um conteúdo variado e afirmado, pode ser assustador. Por isso, é importante que você encontre as lacunas que o seu conteúdo pode preencher. Para isso, sugerimos a ferramenta Izzui, que transforma o seu conteúdo em uma experiência de interatividade e engajamento. Este canal simula um jogo em que, através de determinadas ações, como se cadastrar e cumprir missões oferecidas, você ganha moedas, pontos e recompensas, além de aparecer em um ranking. Assim, o Izzui faz com que o usuário permaneça no seu site, fique interessado no seu conteúdo e interaja com ele. Você acompanha os resultados através de um analytics que permite identificar os conteúdos que mais engajam e convertem. No Brasil, o ShopTime tem utilizado a ferramenta e já apresenta case de sucesso. Para saber mais, leia a descrição da ferramenta de interatividade e engajamento Izzui.

3 – Tempo é dinheiro

A internet produz uma geração viciada em gratificação instantânea. O tempo é tudo, então, você deve ter noção de o que você pode oferecer e qual a melhor forma (e mais rápida) de acomodar as demandas de sua indústria. Ocasionalmente, algumas visitas ao seu site serão acidentais, mas, em geral, há um catalisador. Este chamariz pode ser um evento, uma tendência ou uma ideia que irá conduzir os leitores para o seu conteúdo; assim, você já estará na frente dos seus concorrentes e obterá um engajamento que se repetirá. Então, preste atenção no mundo ao seu redor!

4 – Seja consistente e confiável

Uma vez que você tem a atenção de seu público, é crucial que você seja consistente! Existe algo pior do que ficar viciado em um blog semanal e, de repente, o autor fica ausente, sem explicações por três semanas? Em um mundo onde tudo está a apenas um clique de distância, é improvável que o público permaneça fiel a você por muito tempo se eles acharem que você não tem nada de novo para dizer.

Se você é consistente na sua entrega de conteúdo, e também valioso e perspicaz, os leitores vão consumi-lo. Da mesma forma, é fundamental que você saiba quantas vezes o seu público está disposto a se envolver com você e quanto ele é ansioso por um novo conteúdo.

  1. Social media é dar e receber

Tudo bem se você acha que atualizar o seu blog, ou produzir um vídeo, uma vez por semana é o ideal. Só não esqueça de que é importante que o seu público saiba disso e que, enquanto você não está produzindo, outros estarão produzindo para o seu público diariamente. Você tem que estar presente, escutando e respondendo os comentários do seu público, pois assim você gera envolvimento. Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você. Ou seja, não basta apenas que você apenas fale: é preciso conversar com o seu público!

 

Curtiu nossas dicas?

Não deixe de cadastrar-se em nosso site e fique sabendo das melhores dicas para turbinar o seu negócio!

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This