Design responsivo vs adaptativo: qual escolher para o meu negócio ?

design responsivo vc adaptativo

A web mudou bastante nos últimos anos, bem como o comportamento do internauta. Se antes o acesso à internet era exclusivamente feito por computadores, hoje já não é bem assim. Na atualidade, podemos nos conectar através de celulares, tablets, TVs, videogames e vários outros dispositivos, causando um impacto direto na construção dos sites, afinal, eles precisam ser perfeitamente acessíveis de qualquer um destes dispositivos.

Existem duas formas consideradas as principais para construir sites que sejam acessíveis a todo tipo de aparelho, o design responsivo e o adaptativo. Cada um deles possui características únicas e formas diferentes de exibir o conteúdo de um site para tamanhos de telas diferentes. Para o profissional que trabalha com desenvolvimento web é essencial conhecer estes termos e entender a melhor forma de trabalhar o conteúdo para dispositivos diferentes.

Qual escolher?

O design adaptativo vem sendo a escolha da maioria dos sites há alguns anos. Quando se emprega este tipo de recurso, é desenvolvida uma versão alternativa do site principal para dispositivos móveis, por exemplo. Então, ao acessar um determinado portal pelo celular, o usuário não verá o mesmo visual e funcionalidades que a versão para computador. O design adaptativo restringe algumas funções e visuais para oferecer melhor performance e acessibilidade.

Apesar de parecer a escolha ideal, o design adaptativo vai mostrando as suas falhas conforme vamos considerando cada vez mais dispositivos diferentes capazes de se conectar à internet. Isso significa que, por mais que exista uma versão para dispositivos móveis de um site, esta pode não ser a mais adequada para outros aparelhos. Assim, o usuário sofre com uma usabilidade ruim.

O usuário que tenta acessar um site através do seu tablet e dá de cara com uma versão para smartphone maximizada, com certeza não terá uma boa usabilidade. Medir a experiência do usuário em um site com base apenas no tamanho da tela de seu dispositivo também se torna problemático, visto que os tablets já estão contando com resoluções equivalentes a muitos computadores.

Transição para o responsivo

Com o objetivo de solucionar estes problemas e proporcionar uma web mais versátil aos usuários, foi criado o design responsivo. Diferente de apresentar versões alternativas do mesmo site, este tipo de design arranja os elementos da página da melhor maneira para o dispositivo do usuário. Menus podem ficar abertos ou recolhidos, carrosséis de imagens podem aparecer lado a lado ou um sobre o outro, entre outras mudanças.

Trabalhar com design responsivo significa fazer alterações na base da construção de uma página. Para funcionar bem neste modelo, todos os elementos precisam trabalhar juntos para se modificarem conforme surgir a demanda. E, claro, o conteúdo precisa ser acessível em situações de arranjo diferentes. Usando o design responsivo, o desenvolvedor web fica no controle de como os elementos da página vão se comportar conforme o tamanho da tela e o dispositivo mudam.

O desenvolvimento web precisa sempre entregar projetos que sejam acessíveis pelo maior número de usuários possível. Com cada vez mais dispositivos diferentes sendo capazes de acessar a internet, cabe a estes profissionais ficarem de olho nessas demandas e se adaptarem. Qual dos dois tipos de designs é o melhor e mais adequado à demanda da diversidade de aparelhos na sua opinião? Esse design escolhido se adequa a algum dos seus projetos? Deixe seu comentário contando para nossa equipe e participe da conversa. Comente também se houver alguma dúvida ou sugestão.

Com mais de 20 anos de carreira na área de tecnologia, Evandro Martins estuda e aplica as técnicas de marketing digital há 9 anos. É graduado em Administração de Empresas, tecnólogo em Redes de Computadores e pós-graduado em Tecnologias de Internet pela COPPE-UFRJ. Já trabalhou em empresas como Petrobras e Globo.com, além de prestar serviços para vários clientes em áreas distintas. Atualmente, trabalha em uma das maiores multinacionais da área de tecnologia e entende que com dedicação e conhecimento das ferramentas corretas é possível criar uma estratégia vencedora para alavancar os resultados através da internet.

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This